Novembro Cultural

15 nov

Super Som C&A

Foto: Victor Schwaner

Nesta quinta feira, 10 de novembro, a Praça da Lagoa Seca, no Belvedere, foi palco do evento Baila Comigo. As apresentações, que acontecem nos principais parques e praças da região Centro Sul de Belo Horizonte, estão chegando ao final de sua segunda edição. Uma vez por mês, de agosto a dezembro, os bailarinos da Banda Super Som C&A cantam e dançam ao vivo os principais sucessos nacionais e internacionais de todos os tempos.

Foto: Victor Schwaner

Antes das 19h, horário marcado para o início do show, o cenário na Praça da Lagoa Seca já estava montado. Havia barraquinhas de cachorro quente, churrasquinho, batata frita, pastel e bebidas diversas. Em frente ao palco, estavam dispostas dezenas de mesas e cadeiras de plástico, que em pouco tempo foram ocupadas pelo público heterogêneo. A banda, que subiu ao palco com poucos minutos de atraso, tocou durante cerca de 3 horas e conseguiu agradar a grande maioria dos presentes. Adultos, adolescentes e idosos, moradores do Belvedere e dos bairros próximos, cantaram e participaram de um concurso de dança, cujo prêmio era um cheque de R$200 em compras no Mart Plus, uma das empresas patrocinadoras do evento.

Foto: Victor Schwaner

Neste ano, o Baila Comigo já passou também pela Barragem Santa Lúcia, em agosto, pela Praça da Assembléia, em setembro e pelo Parque JK, em outubro. A despedida será um show especial de Natal, previsto para o dia 1 de dezembro, na Barragem Santa Lúcia.

Na trilha de seresta

Continuando pelas apresentações gratuitas por aí. Não é somente de vida noturna agitada que vive a boêmia cidade de Belo Horizonte. Entre os diversos bares e restaurantes que rodeiam e apimentam a noite na capital, existe espaço para velhas tradições que voltaram com tudo pelas belas pracinhas da cidade.

Vitor Marchetti

As serestas, apoiadas pela iniciativa de empresas como o SESC Minas Gerais e a Rede Globo, estão embalando as noites dos belorizontinos e não somente os velinhos estão gostando dessa tradição que volta às praças.

Na última sexta-feira dia 11, a bela pracinha de Santa Tereza foi o palco para a apresentação gratuita dos seresteiros do Minas ao Luar, e audiência foi bastante variada. Pais e filhos, casais de namorados e até avos com seus netos.

A agenda do Guia Entrada Franca sugere várias atrações bacanas para quem gosta de cultura. Confira!

“Traços e Rabiscos”, “Luzes e Movimentos”: Fotografias de Marcelo Prates. O reconhecido fotógrafo e jornalista, selecionado pelo programa Mostras BDMG-2011, apresenta na Galeria de Arte do BDMG Cultural ensaios inéditos inseridos na arte digital. A mostra foi aberta para a imprensa e convidados na terça-feira, dia 8 de novembro, e segue aberta ao público, diariamente, até o dia 30 de novembro.

“Curta Circuito”: O Projeto apresenta documentários, animações e outros gêneros dos diretores Carlos Reichenbach, José Agrippino e Sylvio Lanna. Acontece no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, todas as segundas-feiras de novembro, sempre às 19h.

“Mitos: Metamorfoses na Biblioteca”: A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebe a exposição até o dia 31 de dezembro. “Mitos” tem como tema a representação dos principais mitos clássicos e populares.

“Temas Cotidianos”: A mostra estimula no visitante uma leitura visual e crítica das notícias e propagandas que chegam até nós o tempo todo. Os trabalhos do artista Olister Barbosa ficarão expostos no Centro Cultural Salgado Filho até o dia 23 de novembro.

Agora é só escolher o programa que mais lhe agrada e se divertir. Lembre-se: cultura não ocupa espaço!

Juliana Mizrahy e Raissa Yelena

Deixe um comentário